Foi com o registro de sua maior participação em 56 anos da Marmomac, que o Brasil marcou sua presença na edição 2022 da maior e mais importante feira mundial para a cadeia de fornecimento e valor da pedra natural, realizada de 27 e 30 de setembro, na cidade de Verona, na Itália.
Com 40 empresas, o Pavilhão Brasileiro reuniu empresas do Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O espaço, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com apoio do projeto setorial It’s Natural – Brazilian Natural Stone e do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), atraiu olhares e clientes de todo o mundo.
“Exportar não é só vender um produto para o mercado internacional, mas também é levar um pouco do Brasil mundo afora”, afirmou o presidente do Centrorochas, Tales Machado, durante a abertura do pavilhão que contou, pela primeira vez, com a participação das autoridades locais. Por lá estavam o cônsul-geral do Brasil em Milão, Hadil da Rocha Viana; o presidente da Veronafiere, Federico Bricolo; o vice-presidente da Veronafiere, Matteo Gelmetti; Damiano Tommasi, prefeito de Verona; Manuel Scalzotto, presidente da Província de Verona; e Elisa de Berti, conselheira de Obras Públicas, Infraestrutura e Transporte da Região do Veneto. O coordenador de indústria e serviços da ApexBrasil, Paulo Roberto da Silva, também marcou presença na cerimônia, bem como os diretores da Agência Nacional de Mineração (ANM): Guilherme Santana, Roger Cabral e Ronaldo Lima.
O pavilhão do Brasil contou com uma novidade este ano, uma área de exposição de peças de design e decoração confeccionadas em materiais naturais nacionais.
Concerto celebra Bicentenário da Independência do Brasil
Em homenagem aos 200 anos de Independência do Brasil, a delegação brasileira presente na Marmomac participou de um concerto especial da orquestra da Fundação Arena em um espetáculo ímpar realizado no Teatro Filarmônico de Verona. O evento reforçou o vínculo de amizade e econômico entre o Brasil e a Itália e homenageou os laços históricos que unem os dois países, afinal a Marmomac é confirmada pelos empresários brasileiros como a vitrine mundial para seus lançamentos. O concerto contou com o apoio da cidade de Verona, da Feira de Verona e do Consulado Geral do Brasil em Milão.
Empresas presentes no Pavilhão Brasileiro na Marmomac 2022: Amagran, Angramar, Bramagran, Brasigran, Cajugram, Calvi Granitos, Capital Granite, Comil Cotaxe, Corcovado Granitos, Decolores, Ferraz Brasil, Fortuna Granitos, Gramazini, Gramil, Granex do Brasil, Granipex, Granitos Colodetti, Granos Granitos, Imetame, Itinga Mineração, Levantina, Magban, Magnitos Magnago Granitos, Mameri Rochas, Marbrasa, Marcel Granitos, Margramar Granitos, Marmífera, Micapel Slate, Mineração Borchardt, Monte Negro Mármores e Granitos, Naturale Granitos, Nova Aurora, Pedra do Frade, Pemagran Group, Poliex Acabamentos Especiais, Quartzblue, Santo Antonio, Super Clássico e Thor Granitos e Mármores.
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.
Sobre o Centrorochas
O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Crédito das fotos: Daniela Luquini/ApexBrasil e Karina Porto-Firme/Centrorochas