Jornalistas internacionais estarão Cachoeiro Stone Fair, de 22 a 25 de agosto, em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, a convite do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, projeto de incentivo às exportações de rochas ornamentais do Brasil, realizado pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Eles fazem parte do projeto Imagem, atividade que soma com as ações de internacionalização do setor de rochas ornamentais, em curso no mercado externo. Os profissionais têm origem na Grécia, Estados Unidos e México.
Um grupo de nove compradores vindos da Alemanha, Portugal, Reino Unido, Egito, Emirados Árabes Unidos, Omã, Colômbia e Argentina, como parte do programa Exporta Brasil, promovido pela ApexBrasil, se juntará aos jornalistas internacionais em uma agenda única com oportunidade ímpar de conhecer os processos do arranjo produtivo de rochas nacional.
O cronograma conta com visita a pedreira para acompanhar, na prática, o processo de extração de materiais; ida a indústrias, onde será possível entender o processo de beneficiamento, a tecnologia empregada e toda a evolução do setor nas questões de sustentabilidade; visita a showroons para vivenciar a aplicação dos materiais naturais e, é claro, acompanhar a Cachoeiro Stone Fair, a maior vitrine de negócios do segmento nacional.
Durante a semana, os compradores ainda irão se reunir com 24 empresas brasileiras do setor de rochas naturais, mobilizadas pelo Centrorochas e pela Milanez & Milanez, empresa do grupo VeronaFiere. “Estamos ansiosos para a realização destas ações na Cachoeiro Stone Fair. Todas as atividades foram desenhadas a várias mãos. O setor de rochas ter sido um dos escolhidos pela ApexBrasil para a execução do Exporta Brasil é de grande alegria. E poder somar esta ação à vinda dos jornalistas internacionais, vai contribuir ainda mais para a repercussão do arranjo produtivo nacional no exterior”, destaca Tales Machado, presidente do Centrorochas.
Rogério Ribeiro, gerente do projeto setorial, adianta que serão realizadas mais de 130 reuniões, de 30 minutos cada, entre os compradores internacionais e empresas do setor de rochas brasileiro, de diferentes maturidades de exportação. Entre elas, indústrias que fazem parte do novo ciclo do PEIEX-ES (Programa de Qualificação para Exportação), que está em curso e sendo executado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES), em parceria com a ApexBrasil.
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.
Sobre o Centrorochas
O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.