Muito além do revestimento, as rochas naturais compõem mobiliários e peças contemporâneas de design

Historicamente utilizadas como elementos estruturais das construções, e como revestimento na arquitetura, as rochas naturais vêm ganhando, com o passar do tempo, protagonismo no segmento do design.   Únicas e incomparáveis, elas são sinônimos de exclusividade. Quando utilizadas, agregam aos espaços elegância e despertam memórias e sensações.   Não à toa as rochas naturais já eram a escolha de artistas milenares, que produziram peças e obras de arte que até hoje causam deslumbramento aos olhos de quem as vê. As extraordinárias esculturas renascentistas, como a Pietá e Davi de Michelangelo, já davam pistas do potencial de transformação que uma rocha possui.   Mas longe de comparações e voltando os olhares para uma realidade mais alcançável, é fácil encontrar peças de decoração, vasos e esculturas produzidas com rochas naturais.   As peças não se limitam aos adornos e acessórios para casas, edifícios corporativos e templos religiosos. Hoje, podemos ver as rochas naturais nas mais variadas formas, cores, texturas e acabamentos, desempenhando papel de destaque em objetos e peças do dia a dia.   Exemplos disso, são as cubas e bancadas montadas e esculpidas, excelentes opções duráveis e funcionais para cozinhas, banheiros, lavabos e áreas gourmet.
Cuba Maytrea | Brasigran | By David Bastos
E os desenhos vão muito além das linhas retas. Aproveitando a riqueza de detalhes presentes nos veios e movimentos das superfícies naturais, arquitetos e designers projetam peças ousadas, com acabamentos modernos, que valorizam a beleza que a natureza esculpiu.
Ilha em mármore Branco Michelângelo Nuvolato ripado – Projeto Carvalho e Serra Arquitetura – Foto – Evelyn Muller
Escadarias, lareiras, painéis decorativos e churrasqueiras também ganham ares de protagonistas dos espaços quando revestidas com rochas naturais. Seja com uma rocha natural clássica ou com as mais exóticas, esses ambientes podem se tornar o ponto focal perfeito de um projeto com impacto visual inesquecível.
Escada revestida em mármore Macchia Oro PR – Projeto Tamara Rodriguez Arquitetura – Foto: Cristiano Bauce
A aplicação de rochas naturais em mobiliários também é uma tendência forte na arquitetura e no design de interiores. O que dizer da imponência de uma banheira esculpida em um bloco inteiro de mármore? Ou de uma mesa de jantar com tampo em quartzito exótico, que nunca será igual a outra, pois cada chapa revela cores e desenhos exclusivos…
Vaso Dome – Studio Sette7 / Quartzito – Foto Divulgação
As rochas naturais também revelam-se em peças assinadas únicas, que carregam a ancestralidade de elementos formados com a ação do tempo e a sensorialidade de cristais e fragmentos de pedras preciosas, que são capazes de transformar a energia dos ambientes.   Bancos, estantes, mesas de centro e de jantar, cadeiras e cabideiros são algumas das opções de mobiliários pensados para evidenciar a beleza viva das rochas naturais.
Coleção Amazonas / Material / Calacatta Ouro by Giorgio Bonaguro – Foto Divulgação
Objetos e acessórios mais delicados como cachepôs, castiçais, apoios para flores, dispenser para sabonete e escovas, bandejas e pratos também são opções de peças produzidas em rochas, que aliadas a diferentes composições, transformam-se em verdadeiras joias para o lar.
Coleção Itá / Vaso Par By  Nara Ota – Foto Divulgação
A retroiluminação de rochas que possuem propriedades translúcidas também aparecem como tendência na decoração. Aliadas a tecnologia de ponta e cortes modernos, as pedras têm sua beleza evidenciada e levam ainda mais sofisticação aos ambientes. A utilização das rochas retroiluminadas não se limita a bancadas. Painéis decorativos, luminárias, pendentes e até mesmo pisos tomam proveito do recurso.
Casacor PR 2019 – Adega e lareira em Mármore Myster White retroiluminado By Sala de jantar – Kátia Herzog – Foto: Marcelo Stammer
Sem nunca sair de moda, as rochas naturais acompanham a evolução da história da construção e carregam a história do mundo em cada detalhe. Mesmo após milhares de anos, elas continuam demonstrando que sempre estarão entre nós, seja como protagonistas, como base ou inspiração.